Como área técnica de relevo da Trox, a segurança contra incêndios em edifícios tem orientado a sua estratégia no desenvolvimento de novos produtos e sistemas em total observância de regulamentos e normas europeias que, por sua vez, continuam a ser ajustadas no sentido de conferir maior segurança aos ocupantes dos espaços interiores.
Das imagens que infelizmente nos assaltam de vez em quando numa reportagem televisiva constata-se, e a estatística confirma, que o fumo é o principal causador de vítimas quando deflagra um incendio. Torna-se portanto vital impedir a sua propagação pelas condutas de ar e vias de fuga dos edifícios.
A Trox Technik alargou o âmbito de utilização do seu muito conhecido registo de controlo de fumos multimâminas, o EK-JZ, tendo agora no seu certificado de desempenho (DoP), a possibilidade de ser montado no teto para permitir a evacuação natural do fumo e calor.
Além disso a nova classificação “Cmod” permite a sua utilização combinada: registo de controlo de fumo e de controlo de caudal de ar – ventilação “normal” – por ajuste do ângulo de abertura das lâminas (10° a 90°).
Principais características
- Totalmente em silicato de cálcio
- Profundidade: 250mm
- Classificação: EI 120/90 (Vedw, i↔0) S1000 Cmod HOT 400/30 MA multi (EN 13501-4)
- Grande área de passagem (caudais até 87.000m3/h)
- Confinamento integral do movimento das lâminas ao interior da caixa
- Elevada resistência operacional ao fogo (EI 120)
- Elevada estanqueidade a fumos quentes e frios (vedação dupla)
- Atuação automática (AA) com possibilidade de controlo manual (MA)
- Número de ciclos de abertura e fecho: 20.000