1. Um sistema essencial à eficiente condução e racionalização energética dos edifícios
O potencial de poupança num edifício tem início, sem dúvida, na excelência do projeto de arquitetura e inerentes projetos das especialidades, em estreita sintonia com o investidor preocupado, não só com o conforto dos seus ocupantes, mas também com a sustentabilidade energética do mesmo.
A opção por estratégias corretas em todas as áreas técnicas do edifício, em especial nas de AVAC e eletricidade (grandes consumidores de energia), devidamente planificadas e coordenadas, a par da correta seleção de equipamentos, convenientemente dimensionados, são essenciais para poder atingir esses objetivos. O sistema de Gestão Técnica Centralizada, vulgarmente conhecida pelo acrónimo GTC é, sem dúvida, o instrumento que permite, ao longo dos muitos anos de vida expectável do edifício, estabelecer, adaptar e readaptar, estratégias operacionais, monitorizar todos os sistemas e órgãos vitais do edifício e ajudar efetivamente o seu gestor técnico na condução diária de modo a satisfazer, com eficiência, as suas reais necessidades.
O Grupo Contimetra/Sistimetra em parceria com a Johnson Controls e em estreita colaboração com os gabinetes de projeto e donos de obra tem contribuído, desde a década de 70 até aos nossos dias, para a implementação de inúmeros sistemas de GTC (mais de 1500). Estamos obviamente gratos a todos com quem temos colaborado e que em nós têm depositado confiança, ao longo de mais de 55 anos de atividade.
Recentemente foi-nos confiada a responsabilidade da execução de mais um grande projeto, o Hospital Internacional dos Açores (HIA), através do nosso cliente e parceiro, a Anticiclone. E desde 2021, a Ilha de São Miguel pode contar agora com um novo equipamento com tecnologia de topo na área da saúde.
Num edifício desta amplitude e com os requisitos de uma infraestrutura deste nível, o Sistema de Gestão Técnica Centralizada tem um papel de extrema importância. Com base nesse desafio e utilizando a grande variedade de produtos da gama Metasys da nossa representada Johnson Controls, projetámos e instalámos um sistema robusto com todos os privilégios tecnológicos e a melhor eficiência energética, assegurando assim a satisfação do nosso cliente, bem como do dono de obra.
Este projeto consistiu no controlo e monitorização de:
- Produção de águas para o sistema AVAC e AQS (Chillers, Bombas de Calor, Bombas de Circulação);
- Unidades de Tratamento de Ar e Ar Novo;
- Ventiladores de Extracção/Insuflação;
- Ventiladores de Desenfumagem e Pressurização;
- VentiloConvectores; - Contagens de Energia Elétrica e Entálpica;
- Entre outos sistemas associados ao funcionamento de Edifício;
Nesta obra é de evidenciar também o importante controlo feito nos Blocos Operatórios/Partos, para condições de pressão diferencial, temperatura e humidade muito específicos.
2. A importância da atualização e renovação dos sistemas
Além da implementação de novos sistemas, o Grupo Contimetra/Sistimetra tem-se dedicado a atualização e renovação de sistemas (hardware e software) em edifícios para os quais temos prestado serviços continuados de manutenção preventiva e corretiva. O uso de sistemas operativos desatualizados e a falta de atualizações de segurança, que corrijam as suas falhas, representam um risco acrescido para as empresas ou organizações. Estas desatualizações limitam severamente a capacidade de explorar adequadamente os investimentos, onde se inclui o sistema de gestão técnica centralizado (GTC). Torna-se assim absolutamente necessário proceder à atualização de todos os programas compatíveis com estas plataformas, sejam eles ferramentas de programação ou de supervisão.
A Johnson Controls na qualidade de líder destacado nos Estados Unidos e pela forte implantação em muitos outros mercados do globo tem instalado, nos últimos 50 anos, inúmeros sistemas de gestão técnica. Contrariamente a muitos outros fornecedores da mesma área de negócio, no seu programa de renovação (upgrade) para as gamas mais recentes de supervisão METASYS, permite-lhe manter os controladores de campo e o cabo de comunicações (bus) da sua instalação.
Os custos de atualização tornam-se assim viáveis e não traumatizantes tanto a nível de investimento como a nível de, inevitável, inoperacionalidade de várias áreas/serviços do seu imóvel. Qualquer avaria ou mesmo upgrade de controladores de campo poderá ser uma alteração faseada e à medida do cliente e da sua disponibilidade.
Porquê é que deve pensar na atualização do sistema de GTC do seu edifício?
- Computador obsoleto, sistema operativo e controladores descontinuados;
- Perda de dados históricos por computador desligado ou bloqueado;
- Não existir suporte técnico de sistemas antigos;
- Melhorar e otimizar a sua instalação;
Quanto tempo demora o upgrade?
- Os controladores e supervisores existem, geralmente, no nosso stock. É feita uma integração rápida da base de dados na plataforma nova METASYS.
Que vantagens tenho?
- Acesso remoto às minhas instalações;
- Interface web com novos gráficos dinâmicos em tablets e telemóveis (em português);
- Uma maior poupança energética por otimização do funcionamento das minhas instalações
- Integrar novos equipamentos na minha instalação (chillers, VRV, analisadores de redes, etc.)
3. Serviço de validação de sistemas
Adicionalmente, o Grupo Contimetra/Sistimetra tem também disponível o serviço de Sistemas Validados através do METASYS VALIDATED ENVIRONMENTS (MVE). Este software é a resposta da Johnson Controls às instalações que exigem conformidade regulamentada para o sucesso da sua produção.
A aplicação MVE em conjunto com o Application Data Server (ADX) confere flexibilidade e constitui um interface web simples para monitorizar e controlar a sua instalação. Este sistema gere os alarmes, eventos e históricos em ambientes críticos como farmacêuticos, hospitalares, centros de investigação, armazéns, área alimentar, laboratórios e outros de produção onde a exigência no controlo e monitorização, são a chave do sucesso. Quer esteja o foco centrado em exigências regulamentares ou na redução de risco, o MVE é o software apropriado para si.
Algumas das mais importantes capacidades do MVE incluem a flexibilidade de navegação pelo sistema, gráficos dinâmicos, gestão de alarmes, análises de tendências e relatórios avançados. Somando-as também às regras de complexidade para as senhas de acesso e encriptação de mensagens, a fim de evitar acessos não autorizados e toda e qualquer tentativa de alteração de dados nos seus históricos. É na realidade uma verdadeira “caixa negra” inviolável. O sistema usa protocolo de Internet sendo totalmente compatível com standard’s de IT e comunicações ao nível empresarial.
Este sistema foi especificamente desenvolvido para garantir aos produtores/fabricantes nas áreas farmacêutica e alimentar a conformidade obrigatória com a FDA (Food and Drug Administration—Estados Unidos da América) Título 21 e com Code of Federal Regulation (CFR) Parte 11. O MVE está também em conformidade com agências similares em todo o mundo, que lidam com registos eletrónicos e requisitos de assinatura eletrónica, como o anexo 11 de European Union Good Manufacturing Practice (EU GMP) e a European Medicines Agency (EMA—1998).
O segredo da nossa longa história de sucesso, confirmada nas inúmeras obras realizadas, reside na transmissão do «know-how» através das gerações, em paralelo com a atualização técnica permanente que a evolução tecnológica nos tem proporcionado e que temos sabido transmitir aos nossos clientes em cada obra que realizamos.
Estamos prontos para aceitar o seu desafio. Dê-nos o prazer do seu contacto.