A conjuntura atual que vivemos, de emergência climática com períodos de secas cada vez mais intensos e prolongados, os altos preços da energia, das matérias-primas e por consequência dos materiais devem colocar no topo das nossas preocupações a água, o ciclo da água, os seus processos de tratamento e a sua eficiência, em suma a qualidade da água.
A qualidade da água é hoje em dia um vetor de estrema importância nos mais diversos meios e aplicações. Seja ela para consumo humano, para produção industrial e/ou para garantir que processos industriais garantam os padrões exigidos. Também nos sistemas de tratamento de água industrial ou doméstica de forma a garantir que as descargas para linhas de água ou meios recetores sejam monitorizadas e a água siga assim o seu ciclo de renovação.
A eficiência energética aliada à qualidade da água é outro vetor que tem que ser associado a esta equação. Os processos produtivos, de tratamento, de controlo e monitorização devem ser os mais eficientes e eficazes possíveis para que a energia despendida nestes seja a mínima possível e os resultados os melhores. Como se pode conseguir isto? Seguindo a velha máxima que diz que sem se medir não se pode melhorar. Acrescentava ainda que não se pode avaliar ou tomar decisões. São portanto necessários instrumentos que nos informem da qualidade da água, dos seus parâmetros relevantes para garantir essa qualidade. Estes instrumentos são os Analisadores de Qualidade da Água. Estes analisadores são instrumentos de medida que nos permitem ter valores de diversos paramentos da água ao momento ou em poucos segundos. Esta resposta rápida permite uma monitorização em contínuo (online) dos processos e da eficiência dos recursos exigidos para estes processos, permite a tomada de decisões rápidas, permitem a melhoria dos processos. Um analisador geralmente é constituído por um conjunto de dois elementos o sensor e o transmissor. O sensor é o elemento que está em contacto com o meio a analisar e produz um sinal (elétrico, eletrónico ou digital) proporcional a uma determinada característica que se está a analisar. O transmissor recebe o sinal proveniente do sensor e converte-o para uma unidade de medida adequada ao parâmetro medido, a qual pode ser interpretada pelo utilizador.
Existem diferentes tipos de analisadores de acordo com o tipo de sensor ou processo de análise que utilizam, eletroquímicos, colorimétricos, fluorescência, espectrofotometria, entre outros.
Destes destacamos os analisadores eletroquímicos e por espectrofotometria. Os analisadores eletroquímicos tem sensores em que é produzida uma reação química que cria um sinal elétrico, este sinal pode ser amperimétrico (gera uma corrente elétrica), potenciométrico (gera uma tensão elétrica), condutivimetrico (gera uma variação de condutividade ou resistência elétrica). Com este tipo de analisadores é possível medir parâmetros tais como por exemplo:
Cloro, dióxido de cloro, pH, redox, turvação, oxigénio dissolvido, condutividade.
Os espectrofotómetros (Analisador pelo método de espectrofotometria) são um outro tipo de analisador que tem vindo a ser usado para medição de parâmetros de interesse na água. Tem a sua utilização tanto em águas “limpas” monitorização da qualidade de água em lagos, rios e riachos, em água de consumo assim como em águas residuais domesticas e industriais. Podem ser ainda usados no controlo de qualidade da água em determinados processos industriais.
O princípio da medida destes analisadores consiste na emissão de um feixe de luz, radiação eletromagnética, na faixa UV-Vis (faixas do espectro eletromagnético ultravioletas e visível da luz) com comprimentos de ondas correspondentes entre 190 a 750 nm. Esta porção luz atravessa um percurso ótico com distância bem definida (1,2,5,10,15,20 mm) por onde passa a mostra de água onde vai ter efeitos de dispersão (mudança de direção devido a colisão com partículas sólidas em suspensão) e de absorção (incorporação da radiação eletromagnética nas moléculas presentes na água). Depois de atravessar a amostra, a radiação restante (que não foi dispersa nem absorvida) é medida através de um detetor e comparada com a radiação emitida, esta comparação é feita para cada comprimento de onda obtendo-se um espectro é este espectro que é usado para a determinação de diferentes parâmetros na água, tais como por exemplo:
COT (Carbono orgânico total); CQO (Carência química de oxigénio); CBO (Carência biológica de oxigénio); Sólidos suspenso, nitratos entre outros.
Estes analisadores de qualidade da água são disponibilizados pela marca referencia no mercado para este tipo de tecnologia, S::CAN.
A S::CAN desenvolveu a tecnologia de análise online através da luz (espectro electro magnético UV-Vis). Esta tecnologia permite que sejam realizadas análises dos parâmetros da água online. Analises estas que antes só eram possíveis em laboratório com consumo de reagentes dispendiosos e com períodos demorados de resultados o que tornava a deteção de contaminantes muito difícil ou mesmo impossível. Nos mais variados processos em tempo real e sem recurso a reagentes ou outros produtos químicos. Esta tecnologia revolucionou os métodos de controlo de qualidade da água, desde as água limpas às águas residuais esta tecnologia e a robustez dos medidores S::CAN são transversais nas mais diversas áreas de aplicação.
O seu desafio, a nossa solução. GRUPO CONTIMETRA SISTIMETRA Soluções Inovadoras e Customizadas Analisadores de Qualidade da Água Análise, monitorização e controlo Consulte-nos!