A difusão por deslocamento caracteriza-se por uma insuflação de ar arrefecido ao nível do chão a baixa velocidade de modo a não originar mistura com o ar ambiente.
A temperatura do ar de insuflação pode variar entre -1 a -6ºK em relação à temperatura ambiente.
O ar “fresco” espalha-se pelo chão por toda a zona ocupada com uma velocidade superior a 0,1 m/s e inferior a 0,3 m/s com uma temperatura de 20/21ºC.
Nas fontes de calor tais como ocupantes e máquinas (computadores, fotocopiadoras, candeeiros, etc.) esse ar fresco é aquecido e provoca correntes de convecção ascendentes na direcção das saídas de ar da sala - por ex. grelhas de retorno/exaustão localizadas sempre num nível superior.
O difusor de deslocamento QLE consiste numa caixa rectangular com um painel frontal em chapa perfurada - através do qual o ar é insuflado para o ambiente - com uma entrada de ar por cima ou por baixo (consoante a aplicação) através de uma gola rectangular.
No seu interior encontra-se uma estrutura em forma de cesto também em chapa perfura que provoca uma distribuição do ar de insuflação uniforme em toda a superfície do painel frontal.