Dep. Ar Condicionado MEDIA


Comunidade AVAC unida e com foco na Neutralidade Carbónica

mar/2025

O Grupo Contimetra/Sistimetra teve a honra de ser um dos patrocinadores destes dois eventos importantes que, ocorreram no arranque do ano 2025, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação no setor AVAC. No dia 16 de janeiro de 2025, marcámos presença nas 24ªs Jornadas da Climatização da Ordem dos Engenheiros (OE), em Lisboa, cujo tema central foi "A Neutralidade Carbónica nos Edifícios e na Indústria”. No dia 18, estivemos também na Universidade do Algarve, no Instituto Superior de Engenharia (ISE-UALG), para comparecer, uma vez mais, no Seminário de Inverno que, conta com a 5ª edição focada em "Climatização e Refrigeração".



Qualidade do Ar Interior, as Vantagens das Vigas Ativas TROX Technik
fev/2025
As novas exigências do Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização de Edifícios EPBD destacam a importância da qualidade do ar interior (QAI), da eficiência energética e da manutenção preventiva responsável. As Vigas Ativas da TROX foram desenvolvidas para atender a essas necessidades e proporcionar um ambiente mais saudável e confortável.


Chillers e Bombas de Calor
out/2024
A York é uma marca de confiança na indústria AVAC, com mais de 145 anos de existência está presente nos mais prestigiados edifícios ao redor do mundo.  

A YORK apresenta hoje ao mercado uma vasta gama de Chillers tanto para a área da indústria como para a área do conforto, desde Chillers ar-água, água-água até Chillers de absorção. 


UTAs X-CUBE-X2
out/2024

As unidades X-CUBE-X2 estabelecem a nova referência em termos de flexibilidade higiene, eficiência energética e facilidade de manutenção.

Principais características

  • Livremente configurável ou em 12 soluções compactas preconfiguradas.
  • Configurador online com determinação do custo do ciclo de vida.
  • Elevados níveis de higiene.
  • Unidades más leves para facilitar o transporte e instalação.
  • Base amortecedor integrada.
  • Sistema de acesso inovador para portas e painéis.
  • Envolvente de grande resistência mecânica. 
  • Design de vanguarda com várias opções de acabamento


Como enfrentar os desafios da nova EPBD no setor AVAC
out/2024

Artigo Técnico da responsabilidade do Grupo Contimetra/Sistimetra com base no Guia RetroFIT + da Belimo

Já passaram 4 meses, o seu Edifício está preparado para a nova EPBD?

75% dos edifícios na Europa têm uma fraca performance energética* (fonte: website comissão europeia) comprometendo o consumo energético e contribuindo para uma pegada carbónica mais elevada.



Novo regulador TVE-Q com lâmina “inteligente”
jun/2023

O novo regulador TVE-Q integra na lâmina basculante um novo princípio de medida de caudal de ar – sem componentes externos à mesma.

Uma medição de caudal inteligente como solução para os dois requisitos seguintes:

1º Requisito

Num sistema centralizado de tratamento e distribuição de ar (UTA’s e rede de condutas) é somente necessário movimentar, em média, entre 50% a 75% do caudal máximo de projeto (Qmáx). Ou seja a potência elétrica (Pw) despendida, no ventilador, para o movimentar poderá reduzir-se entre 20 e 50% da potência máxima (Pwmáx)



Porquê registos corta fogo motorizados?
mar/2023

1 – Contexto

É fácil verificar se uma porta corta-fogo está operacional e é igualmente fácil testar, em segundos, se o sistema de extinção ao fogo se encontra em condições.

No entanto em múltiplos edifícios é negligenciado frequentemente um órgão de segurança de elevada importância: o registo corta-fogo (RCF).

Está expresso na norma EN15650 que todos os RCF´s devem ser testados quanto à sua operacionalidade pelos responsáveis pela SCIE, a intervalos regulares – ações preventivas oficiais.



TROX TECHNIK Novas aplicações do registo de controlo de fumos da série EK-JZ.
mar/2021
Como área técnica de relevo da Trox, a segurança contra incêndios em edifícios tem orientado a sua estratégia no desenvolvimento de novos produtos e sistemas em total observância de regulamentos e normas europeias que, por sua vez, continuam a ser ajustadas no sentido de conferir maior segurança aos ocupantes dos espaços interiores.


Mas afinal, qual é o impacto de uma boa distribuição do ar na nossa saúde?
mar/2021
Como é reconhecido por todos nós, uma grande parte dos espaços interiores onde afluem e permanecem por algum tempo vários ocupantes, tais como restaurantes, salas de espera de vários tipos de serviços, salas de aula, etc., tem habitualmente um défice de ventilação e que é percecionada como “ar viciado” ou “ar pesado”.

JGPG2016 Contactos Actualizado em: 27.Dezembro.2023   Utilizadores OnLine: 73     Total Visitas: 14024329 Política de Privacidade

Pedir Informações