Newsletter nº 11

Dep. Indústria e Ambiente

Caudalímetros para regadio alimentados por painéis solares

A Sistimetra forneceu para o regadio de Montalegre vários caudalimetros recorrendo a canais Parshall e painéis solares permitindo o seu funcionamento por um período de mais de 72horas mesmo sem qualquer luz solar.

Utilizamos canais de 3” e 6” (75 e 150mm) com capacidades de 190 e 395 m3/h respetivamente. O caudalimetro ultrassónico é o sobejamente conhecido MEGAUF89, com alimentação 24VDC que tem indicação do caudal instantâneo e totalizado, assim como um data-logger que nos permite visualizar os caudais diários, semanais, mensais e anuais. O consumo do sistema é de 6W

Para a alimentação utilizamos 2 painéis solares de 12V-36W montados num mastro que alimentam via regulador de tensão 2 baterias de 12V-50Ah ligadas em serie para garantir os 24VDC e uma capacidade total de 100Ah.


Dep. Químicos e Ferramentas

Fixação de porcas e parafusos

A Loctite é uma marca líder e de reconhecida qualidade nos produtos de fixação de porcas e parafusos. Da eficácia dos produtos loctite dependem variadíssimos mecanismos, estruturas ou processos de produção. Sempre na vanguarda do desenvolvimento de produtos, a loctite tem na sua linha de fixadores uma solução semi-sólida apresentada em formato de “Bastão” sendo pioneira na disponibilização desta solução para os diversos setores de manutenção e produção.

Estamos a falar do fixador de média resistência loctite 248, e do fixador de alta resistência loctite 268.
Podem ser aplicados em roscas até M50 e sujeitas a temperaturas operacionais de -55⁰ a 150⁰ centígrados.
As vantagens na utilização dos “Bastões” Loctite 248 e 268 são enúmeras nomeadamente:

  • Previnem o afrouxamento e fugas nas peças sujeitas a vibração
  • Não vertem, não gotejam nem se derrama
  • Rápido e fácil de usar
  • Ideal para aplicações verticais ou de difícil acesso
  • Mantém limpas as ferramentas e as mesas de trabalho, bem como as mãos
  • Permite uma pré aplicação no parafuso
  • Ideal para ter na caixa de ferramentas

Fixadores

Um dos problemas identificados na aplicação dos produtos líquidos é o escorrimento. Este facto acontece quando o acesso para a montagem é difícil, debaixo ou em volta da maquinaria sobre peças que não podem mover-se, ou em posições verticais.

Eficazes em todo o tipo de ligações roscadas metálicas recomendamos o Loctite 248 de média resistência para aplicações que requerem posterior desmontagem com ferramentas manuais, como por exemplo: montagem de porcas e parafusos, caixas de mudanças, máquinas e ferramentas, bombas e compressores.

Sempre que é exigida uma fixação permanente das porcas ou dos parafusos recomendamos a utilização do Loctite 268 de Alta Resistência.

Para que os produtos Loctite 248 e 268 tenham 100% de eficácia recomendamos a utilização do spray de limpeza SF 7063 400 ml, no desengorduramento das peças que receberão os fixadores.


Dep. Ar Condicionado

Dep. Sistemas de Gestão Técnica Centralizada

Pedir Informações